Coordenador : Ana Maria Luz Fassarella do Amaral
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 386414.2206.302125.09032023
Departamento/Setor: GAN
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos (as) da Educação Básica Licenciandos de Matemática, Pedagogos e professores que ensinam Matemática na educação básica.
Local de atuação: IME-UFF, Escolas parceiras e C.E.U. Niterói - Centro de Artes e Esportes Unificados - Estr. Gen. Eurico Gaspar Dutra, 34 - Jurujuba, Niterói - RJ, 24370-195 (que abriga o Projeto Jurujuba)
Objetivo
Objetivos Gerais: •Produção de atividades e oficinas de Matemática que trabalhem com conceitos matemáticos da educação básica usando diferentes metodologias e ferramentas didáticas de modo a mudar a mentalidade de alunos e professores sobre processo ensino-aprendizagem da matemática. •Promover a divulgação científica para popularização da Matemática. •Promover a capacitação de Licenciandos de Matemática, Pedagogos e professores que ensinam Matemática na educação básica Objetivos Específicos: •Produzir atividades e propostas pedagógicas para o ensino básico. •Divulgar as atividades produzidas em Mídias Sociais e website (pode ser através o site do Programa Dá Licença ou em site Próprio) •Aplicar as atividades desenvolvidas com as crianças atendidas pelo Projeto Jurujuba e com as crianças atendidas pelo Projeto Jurujuba e escolas de ensino básico que tenham interesse em estabelecer parcerias com nosso projeto. •Desenvolver material de divulgação científica que possa ser aplicado através de oficinas e palestras e também divulgado em Mídias Sociais e website (pode ser através o site do Programa Dá Licença ou em site Próprio) •realização de oficinas de capacitação para professores que ensinam matemática. •Promover jornadas Na UFF por um dia trazendo alunos de escolas da educação básica para conhecerem à Universidade, permitindo que os alunos conheçam a Universidade e vivenciem saberes e práticas da Academia, nesta jornada irão participar de palestras e conhecer espaços da UFF. Esta atividade pode acontecer em articulação com outros projetos e ações do Programa Dá Licença. •Avaliar com a equipe, ao final do projeto, os resultados alcançados.
Resumo
O projeto Matema.Ativa tem como objetivo explicar aprender, conhecer, lidar com, de conviver com: a Matemática de forma ativa e criativa através de produção de atividades e oficinas de Matemática que trabalhem com conceitos matemáticos da educação básica usando diferentes metodologias e ferramentas didáticas para mudar o mindset do processo ensino-aprendizagem com os(as) participantes das atividades pois pretende-se ajudar que os(as) participantes desenvolvam sua criatividade e imaginação para serem capazes de resolver problemas complexos nas mais amplas esferas de modo que usem o conhecimento matemático não só para passar em provas mas para criar ou resolver problemas e, sabendo que o erro é parte do processo. Outro objetivo é o de divulgação científica para popularização da Matemática. Pretendemos através de oficinas, palestras e divulgação em mídias sociais mostrar que a matemática não é somente uma disciplina, mas sim uma ciência que está em ativo desenvolvimento! A fim de atingir as metas traçadas, pretende-se promover reuniões com o grupo formado de professores, licenciandos e recém-formados que fazem parte deste projeto para realização de estudos e pesquisas para desenvolvimentos das atividades. Pretende-se divulgar estas atividades pela publicação das mesmas em website próprio ou através da parceria com o Programa Dá Licença, programa este regularmente visitado por profissionais da educação básica. Temos perspectiva que possíveis desdobramentos do projeto sejam: o incentivo à orientação e à produção de Trabalhos de Conclusão dos licenciandos em matemática, bem como a produção de artigos em periódicos especializados e a capacitação de professores da educação básica.